VIOLÊNCIAS E TRAJETÓRIAS ESCOLARES: DIÁLOGOS E EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS COM A ESCOLA

Autores

  • Deise Mara Martins Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/FAED
  • Caroline Kern UDESC

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Trajetória Escolar. Violências.

Resumo

Este artigo pretende problematizar algumas questões referentes a contextos de violências vividas por jovens e adultos em suas trajetórias escolares. A partir de pesquisa de cunho qualitativo desenvolvida em um Núcleo de Educação de Jovens e Adultos no município de Florianópolis/SC, objetivou-se analisar as vivências dos estudantes por meio de seus relatos escritos e/ou orais em contextos onde as violências foram evidenciadas em seus discursos. O desenvolvimento deste estudo ocorreu mediante observação do espaço escolar e de algumas atividades desenvolvidas em sala de aula, conversas informais, questionário socioeconômico, entrevista gravada e leitura dos cadernos-diário. Por meio das reflexões realizadas e, em decorrência dos dados obtidos, foi possível evidenciar, entre outras demandas relativas à práxis pedagógica, a importância do estabelecimento de relações de ensino e de aprendizagem pautadas no respeito entre sujeitos, tendo em vista, as profundas marcas que as situações de violências produzem em suas trajetórias conforme este estudo evidencia.

Biografia do Autor

Deise Mara Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/FAED

Curso de pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional.

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Publicado

2013-12-20

Edição

Seção

CURRÍCULO