VIOLÊNCIAS E TRAJETÓRIAS ESCOLARES: DIÁLOGOS E EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS COM A ESCOLA

Autores/as

  • Deise Mara Martins Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/FAED
  • Caroline Kern UDESC

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos. Trajetória Escolar. Violências.

Resumen

Este artigo pretende problematizar algumas questões referentes a contextos de violências vividas por jovens e adultos em suas trajetórias escolares. A partir de pesquisa de cunho qualitativo desenvolvida em um Núcleo de Educação de Jovens e Adultos no município de Florianópolis/SC, objetivou-se analisar as vivências dos estudantes por meio de seus relatos escritos e/ou orais em contextos onde as violências foram evidenciadas em seus discursos. O desenvolvimento deste estudo ocorreu mediante observação do espaço escolar e de algumas atividades desenvolvidas em sala de aula, conversas informais, questionário socioeconômico, entrevista gravada e leitura dos cadernos-diário. Por meio das reflexões realizadas e, em decorrência dos dados obtidos, foi possível evidenciar, entre outras demandas relativas à práxis pedagógica, a importância do estabelecimento de relações de ensino e de aprendizagem pautadas no respeito entre sujeitos, tendo em vista, as profundas marcas que as situações de violências produzem em suas trajetórias conforme este estudo evidencia.

Biografía del autor/a

Deise Mara Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/FAED

Curso de pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional.

Publicado

2013-12-20

Número

Sección

CURRÍCULO