VIOLÊNCIAS E TRAJETÓRIAS ESCOLARES: DIÁLOGOS E EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS COM A ESCOLA
Keywords:
Educação de Jovens e Adultos. Trajetória Escolar. Violências.Abstract
Este artigo pretende problematizar algumas questões referentes a contextos de violências vividas por jovens e adultos em suas trajetórias escolares. A partir de pesquisa de cunho qualitativo desenvolvida em um Núcleo de Educação de Jovens e Adultos no município de Florianópolis/SC, objetivou-se analisar as vivências dos estudantes por meio de seus relatos escritos e/ou orais em contextos onde as violências foram evidenciadas em seus discursos. O desenvolvimento deste estudo ocorreu mediante observação do espaço escolar e de algumas atividades desenvolvidas em sala de aula, conversas informais, questionário socioeconômico, entrevista gravada e leitura dos cadernos-diário. Por meio das reflexões realizadas e, em decorrência dos dados obtidos, foi possível evidenciar, entre outras demandas relativas à práxis pedagógica, a importância do estabelecimento de relações de ensino e de aprendizagem pautadas no respeito entre sujeitos, tendo em vista, as profundas marcas que as situações de violências produzem em suas trajetórias conforme este estudo evidencia.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).