O Ensino dos Fenômenos Ondulatório Mecânicos: um estudo acerca dos experimentos propostos em livros didáticos de Física do Ensino Médio

Autores

  • Kenia Regina Streich
  • Luiz Fernando Macedo Morescki Júnior
  • Kirsti Emeli Streich

Palavras-chave:

Ensino de Física, Ondulatória, Livro Didático.

Resumo

O livro didático é, por vezes, a única ferramenta disponível ao professor da rede pública de educação Básica no Brasil. Isto posto, entende-se que o ensino de Física ocorre de forma favorável, tanto ao aluno, quanto ao professor, quando há a conciliação entre o cotidiano do estudante, a experimentação e o conteúdo trabalhado em sala de aula. Dessa forma, este trabalho objetiva investigar os experimentos acerca dos fenômenos ondulatórios mecânicos propostos nos livros didáticos de Física para o Ensino Médio, determinados pelo PNLD de 2018. Empregaram-se, assim, o método bibliográfico e o experimental, visto que, incialmente foi realizada uma sondagem nos livros buscando-se experimentos sobre ondulatória mecânica. Posteriormente, estes ensaios foram reproduzidos a fim de estabelecerem-se algumas considerações sobre os mesmos. A partir disso, evidencia-se que a escolha apropriada do livro de Física para cada instituição escolar é vital para que o processo de ensino e aprendizagem sejam de qualidade.

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Publicado

2021-04-13

Edição

Seção

ARTIGOS