O Ensino dos Fenômenos Ondulatório Mecânicos: um estudo acerca dos experimentos propostos em livros didáticos de Física do Ensino Médio
Keywords:
Ensino de Física, Ondulatória, Livro Didático.Abstract
O livro didático é, por vezes, a única ferramenta disponível ao professor da rede pública de educação Básica no Brasil. Isto posto, entende-se que o ensino de Física ocorre de forma favorável, tanto ao aluno, quanto ao professor, quando há a conciliação entre o cotidiano do estudante, a experimentação e o conteúdo trabalhado em sala de aula. Dessa forma, este trabalho objetiva investigar os experimentos acerca dos fenômenos ondulatórios mecânicos propostos nos livros didáticos de Física para o Ensino Médio, determinados pelo PNLD de 2018. Empregaram-se, assim, o método bibliográfico e o experimental, visto que, incialmente foi realizada uma sondagem nos livros buscando-se experimentos sobre ondulatória mecânica. Posteriormente, estes ensaios foram reproduzidos a fim de estabelecerem-se algumas considerações sobre os mesmos. A partir disso, evidencia-se que a escolha apropriada do livro de Física para cada instituição escolar é vital para que o processo de ensino e aprendizagem sejam de qualidade.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).