A sustentabilidade no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: implicações para o currículo
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Sustentabilidade, Currículo.Resumo
Um dos desafios que se evidencia no século atual é o de se criar sociedades ambientalmente, socialmente e economicamente sustentáveis. Esse desafio leva à necessidade de se estabelecer uma educação comprometida com mudanças de valores e de comportamentos. Este estudo de caráter exploratório visa identificar no contexto da Educação Profissional e tecnológica (EPT) brasileira as implicações que o paradigma da sustentabilidade traz para o currículo. Verifica-se que um currículo transformador que caminhe para a sustentabilidade deve priorizar uma mudança paradigmática, o que implica uma transformação de valores individuais e coletivos. Para tanto, deve ser pautado pela ética, promover a interdisciplinaridade e propiciar o entendimento das inter-relações entre as várias dimensões dos problemas sociais, ambientais e econômicos que são enfrentados na busca pela sustentabilidade. Esse currículo precisa assentar-se em formas de aprendizagem que permitam aos alunos desenvolverem seu senso crítico.Downloads
Publicado
2018-08-08
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral