A sustentabilidade no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: implicações para o currículo

Autores/as

  • Solange Maria Loureiro Instituto Federal de Santa Catrina
  • Vera Lucia Duarte do Valle Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Waldemar Pacheco Júnior Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Sustentabilidade, Currículo.

Resumen

Um dos desafios que se evidencia no século atual é o de se criar sociedades ambientalmente, socialmente e economicamente sustentáveis. Esse desafio leva à necessidade de se estabelecer uma educação comprometida com mudanças de valores e de comportamentos. Este estudo de caráter exploratório visa identificar no contexto da Educação Profissional e tecnológica (EPT) brasileira as implicações que o paradigma da sustentabilidade traz para o currículo. Verifica-se que um currículo transformador que caminhe para a sustentabilidade deve priorizar uma mudança paradigmática, o que implica uma transformação de valores individuais e coletivos. Para tanto, deve ser pautado pela ética, promover a interdisciplinaridade e propiciar o entendimento das inter-relações entre as várias dimensões dos problemas sociais, ambientais e econômicos que são enfrentados na busca pela sustentabilidade. Esse currículo precisa assentar-se em formas de aprendizagem que permitam aos alunos desenvolverem seu senso crítico.

Biografía del autor/a

Solange Maria Loureiro, Instituto Federal de Santa Catrina

Professora do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica do IFSC, Campus Florianópolis, desde 1986.

Publicado

2018-08-08

Número

Sección

ARTIGOS