O PROCESSO AVALIATIVO UTILIZADO PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores/as

  • Dayane Clock IFSC - Câmpus Joinville

Palabras clave:

EJA, práticas avaliativas, ensino fundamental,

Resumen

A avaliação da aprendizagem tem se revelado um dos grandes problemas do desenvolvimento do processo pedagógico nos diversos níveis e modalidades de ensino, exigindo refl exões sobre a importância de se discutir a valorização de práticas avaliativas. Portanto, o presente trabalho aqui apresentado objetivou analisar o processo avaliativo utilizado pelos professores da educação de jovens e adultos. A pesquisa teve como amostra professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos – Ensino Fundamental presencial de duas escolas municipais da cidade de Joinville. Para realização dessa pesquisa, utilizaram-se, como instrumento, questionários estruturados com perguntas fechadas e abertas que direcionavam para um discurso livre sobre a temática. Através desse trabalho, pode-se analisar o processo avaliativo na EJA no contexto das escolas pesquisadas e compreender o processo de avaliação, debruçando-se sobre os objetivos, o porquê, e como acontece, visando sempre a uma educação formativa e nunca um meio de exclusão. Diante dos dados da pesquisa, pode-se dizer que a avaliação deve ter seu sentido ampliado, isto é, o de ser uma alavanca do progresso do aluno, um sistema de informação sobre o andamento do processo ensino-aprendizagem. Dessa maneira, a avaliação possibilita a promoção da aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.

Publicado

2013-02-22

Número

Sección

ARTIGOS