O PROCESSO AVALIATIVO UTILIZADO PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palabras clave:
EJA, práticas avaliativas, ensino fundamental,Resumen
A avaliação da aprendizagem tem se revelado um dos grandes problemas do desenvolvimento do processo pedagógico nos diversos níveis e modalidades de ensino, exigindo refl exões sobre a importância de se discutir a valorização de práticas avaliativas. Portanto, o presente trabalho aqui apresentado objetivou analisar o processo avaliativo utilizado pelos professores da educação de jovens e adultos. A pesquisa teve como amostra professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos – Ensino Fundamental presencial de duas escolas municipais da cidade de Joinville. Para realização dessa pesquisa, utilizaram-se, como instrumento, questionários estruturados com perguntas fechadas e abertas que direcionavam para um discurso livre sobre a temática. Através desse trabalho, pode-se analisar o processo avaliativo na EJA no contexto das escolas pesquisadas e compreender o processo de avaliação, debruçando-se sobre os objetivos, o porquê, e como acontece, visando sempre a uma educação formativa e nunca um meio de exclusão. Diante dos dados da pesquisa, pode-se dizer que a avaliação deve ter seu sentido ampliado, isto é, o de ser uma alavanca do progresso do aluno, um sistema de informação sobre o andamento do processo ensino-aprendizagem. Dessa maneira, a avaliação possibilita a promoção da aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).