ANÁLISE DA CONTA DE LUZ: PROPOSTA DE UM TEMA INTEGRADOR NAS UNIDADES CURRICULARES DO CURSO DE PROEJA NO IF-SC.
Palabras clave:
integração, cotidiano, conta de luz.Resumen
Este trabalho apresenta a experiência vivenciada pelos educandos e educadores do curso técnico de Nível Médio em Eletromecânica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos do IF-SC, Campus Chapecó, sobre o desenvolvimento de temas integrados, no caso, a conta de luz, no Projeto Integrador (PI). Essa unidade curricular que envolve os educadores de diferentes áreas do conhecimento num tema comum para ser explorado e trabalhado por todos, encontra difi culdades para agregar as diferentes áreas em torno de um mesmo tema. O trabalho aborda as superações e avanços dos educadores que estão envolvidos num modelo de educação inovadora, procurando integrar as unidades curriculares, tornando o ensino menos fragmentado e mais signifi cativo para os educandos. Concluiu-se, através deste trabalho, que a abordagem de temas do cotidiano gera integração entre as áreas e a aprendizagem fi ca mais dinâmica e proveitosa quando um maior número de professores participa da aula, como ocorre no componente curricular PI.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).