ANÁLISE DA CONTA DE LUZ: PROPOSTA DE UM TEMA INTEGRADOR NAS UNIDADES CURRICULARES DO CURSO DE PROEJA NO IF-SC.

Autores/as

  • Luiz Sílvio Scartazzini Coordenador de Pesquisa e Pós- graduação do IFSC/Campus Chapecó
  • Luciane Cechin Mário IFSC

Palabras clave:

integração, cotidiano, conta de luz.

Resumen

Este trabalho apresenta a experiência vivenciada pelos educandos e educadores do curso técnico de Nível Médio em Eletromecânica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos do IF-SC, Campus Chapecó, sobre o desenvolvimento de temas integrados, no caso, a conta de luz, no Projeto Integrador (PI). Essa unidade curricular que envolve os educadores de diferentes áreas do conhecimento num tema comum para ser explorado e trabalhado por todos, encontra difi culdades para agregar as diferentes áreas em torno de um mesmo tema. O trabalho aborda as superações e avanços dos educadores que estão envolvidos num modelo de educação inovadora, procurando integrar as unidades curriculares, tornando o ensino menos fragmentado e mais signifi cativo para os educandos. Concluiu-se, através deste trabalho, que a abordagem de temas do cotidiano gera integração entre as áreas e a aprendizagem fi ca mais dinâmica e proveitosa quando um maior número de professores participa da aula, como ocorre no componente curricular PI.

Publicado

2013-02-22

Número

Sección

ARTIGOS