PROJETO BEM VINDO: REFLEXÕES PARA ALÉM DA OCUPAÇÃO DO TEMPO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Luciana Espíndola Prefeitura Municipal de Florianópolis

Palabras clave:

Educação infantil, crianças, professores, professores auxiliares de sala

Resumen

O presente estudo versa sobre a questão do trabalho docente na educação infantil, refletindo de modo mais atencioso as instituições públicas de Florianópolis. A intenção é propor uma reflexão sobre como algumas práticas instituídas ao longo dos anos, ainda insistem em permanecer nas creches, andando na contramão do que preconizam os documentos norteadores da educação infantil, tanto na esfera federal, quanto municipal. Tais práticas observadas possuem íntima relação com a constituição da profissionalização docente no âmbito da educação infantil, ou seja, um fator histórico evidente, bem como as ambiguidades e contradições no que concerne o exercício da docência por dois profissionais que atuam em conjunto nas creches públicas, quais sejam: professores e auxiliares de sala. Propõe, de forma objetiva, uma metodologia que pode auxiliar na constituição do trabalho pedagógico, contrapondo-se ferrenhamente, a mera ocupação do tempo das crianças, no momento em que se encontram nas instituições destinadas a elas chegando a passar até 12 horas por dia. A proposta evidenciada através do Projeto Bem vindo, permite também que haja uma maior interlocução entre o trabalho docente de professores e auxiliares de sala e sobretudo, que esta atuação possa ser mais uma garantia de uma prática pedagógica consciente e que alavanque e propulsione uma educação de compromisso e qualidade, tão almejada e discutida pela sociedade.

Publicado

2012-11-12

Número

Sección

ARTIGOS