PROJETO BEM VINDO: REFLEXÕES PARA ALÉM DA OCUPAÇÃO DO TEMPO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Keywords:
Educação infantil, crianças, professores, professores auxiliares de salaAbstract
O presente estudo versa sobre a questão do trabalho docente na educação infantil, refletindo de modo mais atencioso as instituições públicas de Florianópolis. A intenção é propor uma reflexão sobre como algumas práticas instituídas ao longo dos anos, ainda insistem em permanecer nas creches, andando na contramão do que preconizam os documentos norteadores da educação infantil, tanto na esfera federal, quanto municipal. Tais práticas observadas possuem íntima relação com a constituição da profissionalização docente no âmbito da educação infantil, ou seja, um fator histórico evidente, bem como as ambiguidades e contradições no que concerne o exercício da docência por dois profissionais que atuam em conjunto nas creches públicas, quais sejam: professores e auxiliares de sala. Propõe, de forma objetiva, uma metodologia que pode auxiliar na constituição do trabalho pedagógico, contrapondo-se ferrenhamente, a mera ocupação do tempo das crianças, no momento em que se encontram nas instituições destinadas a elas chegando a passar até 12 horas por dia. A proposta evidenciada através do Projeto Bem vindo, permite também que haja uma maior interlocução entre o trabalho docente de professores e auxiliares de sala e sobretudo, que esta atuação possa ser mais uma garantia de uma prática pedagógica consciente e que alavanque e propulsione uma educação de compromisso e qualidade, tão almejada e discutida pela sociedade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).