SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA: POSSIBILIDADES PARA O CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Autores/as

  • Vinicius Jacques IFSC
  • Filipe Teixeira D'Ávila IFSC
  • Michel De Lima IFSC
  • Max Richard Coelho Verginio IFSC

Palabras clave:

Ensino de Física, Curso Técnico em Edificações, Simulação Computacional.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo identificar quais conceitos no ensino de Física são centrais para o Técnico em Edificações e assim sugerir ferramentas didáticas em simulação computacional que potencializam a abordagem destes conceitos. Para identificar os conceitos físicos fundamentais, foi realizada pesquisa quantitativa com os docentes do curso Técnico em Edificações, utilizando como instrumento uma tabela de conceitos físicos criada a partir de pesquisa bibliográfica em livros de Física recomendados pelo último Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. A partir de uma linha comum de conceitos evidenciados por esse grupo de docentes, elaborou-se uma pesquisa de softwares livres de simulação computacional para estas noções físicas e que resultou em mais de 400 simulações distintas, distribuídas de forma discrepante entre as grandes áreas da Física. A Mecânica é disparada a área com maior número de opções, seguida pela Eletricidade. Entre as áreas menos privilegiadas, destaca-se a Hidrostática. Os simuladores foram avaliados segundo critérios de navegabilidade, recursos gráficos, ausência de erros conceituais e, principalmente, se favorecem a compreensão didática. Foi criado um site (www.fisicapratica.com) em que foram disponibilizados os descritores dos simuladores.

Publicado

2012-11-07

Número

Sección

ARTIGOS