SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA: POSSIBILIDADES PARA O CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Keywords:
Ensino de Física, Curso Técnico em Edificações, Simulação Computacional.Abstract
Este trabalho tem como objetivo identificar quais conceitos no ensino de Física são centrais para o Técnico em Edificações e assim sugerir ferramentas didáticas em simulação computacional que potencializam a abordagem destes conceitos. Para identificar os conceitos físicos fundamentais, foi realizada pesquisa quantitativa com os docentes do curso Técnico em Edificações, utilizando como instrumento uma tabela de conceitos físicos criada a partir de pesquisa bibliográfica em livros de Física recomendados pelo último Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. A partir de uma linha comum de conceitos evidenciados por esse grupo de docentes, elaborou-se uma pesquisa de softwares livres de simulação computacional para estas noções físicas e que resultou em mais de 400 simulações distintas, distribuídas de forma discrepante entre as grandes áreas da Física. A Mecânica é disparada a área com maior número de opções, seguida pela Eletricidade. Entre as áreas menos privilegiadas, destaca-se a Hidrostática. Os simuladores foram avaliados segundo critérios de navegabilidade, recursos gráficos, ausência de erros conceituais e, principalmente, se favorecem a compreensão didática. Foi criado um site (www.fisicapratica.com) em que foram disponibilizados os descritores dos simuladores.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).