FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: COERÊNCIA COM PROJETO PEDAGÓGICO ESCOLAR

Autores/as

  • Rita De Cassia Da Rosa Da Silva UNESC
  • Everson Ney Hüttner Castro UNESC

Palabras clave:

Formação Continuada. Projeto Pedagógico. Planejamento.

Resumen

O presente trabalho tem como tema a coerência entre as temáticas e metodologias propostas para a formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental e os pressupostos teóricos dos projetos pedagógicos de escolas da rede pública municipal de Sombrio, Santa Catarina. Para tanto, estabelecemos como objetivo geral do estudo analisar se há coerência entre as temáticas e metodologias propostas para a formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental e os pressupostos teóricos dos projetos pedagógicos de escolas da rede pública municipal de Sombrio. A pesquisa de abordagem qualitativa, de tipo exploratório-descritiva, realizou-se em três escolas públicas municipais. Os dados foram obtidos por meio de análise documental do projeto pedagógico das escolas-campo e entrevista semiestruturada com o gestor e dois professores de cada unidade investigada. Percebemos, pelos dados coletados, que a formação docente vivenciada pelos professores está distante das perspectivas atuais de formação defendidas por Nóvoa (1992), Tardif (2002) e Pereira (2009), por privilegiar a transmissão de informações, a ênfase em temáticas relacionadas ao desenvolvimento da autoestima e a oferta de acúmulo de horas de curso, e que não há coerência entre as temáticas e metodologias desenvolvidas na formação dos professores e os projetos pedagógicos das unidades escolares. Entendemos que a formação continuada docente deve ser efetivada em um processo crítico-reflexivo, de modo a influir significativamente na aprendizagem pedagógica dos professores e, consequentemente, no desenvolvimento global da escola. Entretanto, para que isso aconteça, precisa articular-se ao projeto pedagógico escolar. A experiência investigativa nos permitiu reconhecer quão importante é que professores, gestores escolares e governos compreendam a importância da formação continuada docente significativa para a melhoria da qualidade da educação, visto que formação docente e qualidade da oferta educacional tem sido uma equação cada vez mais reclamada na realidade da escola de educação básica brasileira.

Biografía del autor/a

Rita De Cassia Da Rosa Da Silva, UNESC

Licenciada em Pedagogia

Publicado

2012-11-07

Número

Sección

ARTIGOS