Características físico-químicas e compostos bioativos de kombuchas produzidas com erva-mate (Ilex paraguariensis) e saborizadas com polpa de maracujá do mato (Passiflora caerulea L.)
Resumen
A kombucha é uma bebida resultante da fermentação do chá por meio de uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras (SCOBY). Atualmente, outras matérias-primas pouco exploradas estão sendo adicionadas, visando substituir parcialmente o chá, além de saborizar a bebida. Essas adições podem influenciar nas características sensoriais da kombucha, bem como na concentração de compostos bioativos. Este estudo objetivou avaliar o efeito da adição de polpa de maracujá do mato no teor de compostos fenólicos totais (CFT) e na capacidade antioxidante in vitro de kombuchas produzidas a partir de chá-verde e erva-mate. Os resultados demonstraram que tanto o processo fermentativo quanto a adição da polpa de maracujá do mato influenciaram as características das bebidas. Em relação ao teor de compostos fenólicos totais, observou-se um aumento nas formulações elaboradas com chá-verde (T1) e com chá-verde e erva-mate (T3) após a fermentação, e quando saborizadas com a polpa de maracujá do mato. Além disso, foi observado uma alta atividade antioxidante nas amostras pelo método ABTS+. Desta forma, a substituição parcial do chá-verde pela erva-mate, e a adição da polpa de maracujá do mato se mostrou uma alternativa promissora para a saborização e diversificação de kombuchas.
Palavras-chave: caracterização; fermentação de chá; frutas nativas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).