Desempenho de diferentes substratos na produção de tomate cereja (Solanum lycopersicum L. var. cerasiforme), em ambiente protegido
Resumen
O tomate cereja (Solanum lycopersicum L. var. cerasiforme) pertence a um grupo de cultivares em que seus frutos podem ser consumidos em molhos ou in natura. De maneira geral, a procura dos consumidores por esse produto se deve pelo sabor e pela qualidade. Vários fatores podem afetar a produção do tomate cereja, cultivado em vasos, como características químicas e físicas dos substratos disponíveis no mercado . A escolha do substrato é efetuada em função da facilidade e eficiência do uso do fruto, assim como por conta da espécie a ser cultivada. Portanto, o presente estudo teve por objetivo avaliar a produção de tomate cereja em três diferentes substratos. O experimento foi conduzido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó – SC, em ambiente de viveiro agrícola, em vasos de 12 litros. Foram utilizados os substratos comerciais: Turfa Fértil (T1), Max Fértil (T2) e Garden Plus (T3). Ao longo do ciclo foram avaliados: número de folhas, altura da planta, comprimento, peso médio de fruto e produtividade. Em suma, os substratos não mostraram diferenças em comparação ao número de folhas e altura da planta, comprimento e peso dos frutos, de modo que são escolhas adequadas para a produção de tomate do tipo cereja. Entretanto, na produtividade, o substrato Garden Plus diferenciou-se por ter maior produção, nas quatro colheitas realizadas. Saber dessa informação é de vital importância para o produtor rural na hora de fazer a escolha de qual substrato utilizar.
Palavras-chave: solanaceae; hortaliça; cultivo sem solo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).