A TRANSFORMAÇÃO DOS ESPAÇOS DO CAMPUS EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO E SEU IMPACTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: O SISTEMA SOLAR EM ESCALA NO CAMPUS CRICIÚMA

Autores/as

  • Orlando Gonnelli Netto
  • João Vitor Alves Rocha
  • Gustavo Garcia Bernardez

Palabras clave:

, astronomia, ambientes não formais, sistema solar

Resumen

Propomos uma abordagem para o ensino de Astronomia fora da sala de aula convencional a partir da transformação dos espaços do IFSC Criciúma em ambientes não formais de educação onde o educando interage com maquetes espalhadas pelo campus. Projetamos um Sistema Solar que respeita ao mesmo tempo a escala de distância e diâmetro dos astros utilizando o campus como referência. Tal construção foi guiada pelas respostas a um questionário exploratório aplicado aos estudantes do campus. Detectamos um percentual de acertos maior que 50% nas questões que envolviam saberes comuns ao grande público. As questões que envolviam conhecimentos mais específicos e a representação da posição e tamanho dos astros traziam uma proporção baixa de acertos. Futuramente, a análise da aprendizagem mediada por ambientes não formais possibilitará refletirmos acerca do por que a astronomia continua sendo um saber repleto de concepções espontâneas, erros conceituais, mitos e dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.

Publicado

2020-04-16

Número

Sección

ARTIGOS