A TRANSFORMAÇÃO DOS ESPAÇOS DO CAMPUS EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO E SEU IMPACTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: O SISTEMA SOLAR EM ESCALA NO CAMPUS CRICIÚMA
Keywords:
, astronomia, ambientes não formais, sistema solarAbstract
Propomos uma abordagem para o ensino de Astronomia fora da sala de aula convencional a partir da transformação dos espaços do IFSC Criciúma em ambientes não formais de educação onde o educando interage com maquetes espalhadas pelo campus. Projetamos um Sistema Solar que respeita ao mesmo tempo a escala de distância e diâmetro dos astros utilizando o campus como referência. Tal construção foi guiada pelas respostas a um questionário exploratório aplicado aos estudantes do campus. Detectamos um percentual de acertos maior que 50% nas questões que envolviam saberes comuns ao grande público. As questões que envolviam conhecimentos mais específicos e a representação da posição e tamanho dos astros traziam uma proporção baixa de acertos. Futuramente, a análise da aprendizagem mediada por ambientes não formais possibilitará refletirmos acerca do por que a astronomia continua sendo um saber repleto de concepções espontâneas, erros conceituais, mitos e dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).