MAIS DO QUE A SALA DE AULA: MOODLE, UMA PROPOSTA NO IFC-SOMBRIO
Palabras clave:
Ambiente Virtual de Aprendizagem, EaD, MoodleResumen
O presente artigo é uma análise da proposta para o fazer mais do que a sala de aula em disciplinas do ensino superior e técnico integrado. Esta proposta visou disseminar entre os docentes a ampliação da sala de aula com o uso do ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) no ensino presencial do IFC – Campus Sombrio. A proposta do uso do AVA iniciou com um curso básico de uso do Moodle atingindo 15,79% dos docentes ativos. A autora utilizou a ferramenta Moodle em 11 disciplinas de Gestão/Administração. A experiência é importante para contribuir na utilização, aplicação e repensar o uso desta ferramenta incrível de aprendizagem. O total de alunos nas disciplinas são 322, nos semestres de 2012/1, 2012/2 e 2013/1. Este é um trabalho de conscientização para o uso do Moodle. Um dos resultados é a não impressão de materiais didáticos, transformando o uso da tecnologia em um papel social. Este artigo contribuirá para que, apaixonados do Ensino à Distância, se aprofundem no uso adequado assim como disseminar esta ideia. A proposta futura é montar uma equipe especializada para o uso e disseminação da ferramenta Moodle. Na sequencia, transformar o curso de extensão em um programa sistêmico e estratégico para atender aos objetivos da instituição. Uma das dificuldades encontradas está na primeira configuração da disciplina. Esta dificuldade está no primeiro momento de confecção da aula. Para os semestres seguintes será preciso uma revisão e atualização. Caso a aula possa ser utilizada no semestre seguinte, esta estará pronta. E a outra dificuldade está no controle de uso e de avaliação, ainda não desmistificados por esta autora. Apesar de dificuldades encontradas e a certeza de que muito ainda tem que se trabalhar para incutir esta ferramenta no IFC-Sombrio, é possível afirmar: o sonho não está distante.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).