INTERDISCIPLINARIDADE E ATIVIDADE EXPERIMENTAL: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO EM TURMAS DO PROEJA.
Keywords:
ensino de matemática, ensino de física, PROEJA, interdisciplinaridade, atividade experimental.Abstract
Este artigo descreve uma pesquisa realizada no CEFET-SC, unidade Florianópolis, com uma turma do Programa Nacional de Integração da Educação Profi ssional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA, módulo I. Trata-se de um trabalho interdisciplinar realizado pelos professores de física e matemática,numa ótica de vivências experimentais possibilitando a discussão e (re) construção de conceitos de Física e a utilização das diferentes formas de representações dos objetos matemáticos. A prática pedagógica adotada permitiu que professores e alunos dialogassem sobre os modelos e conceitos estruturados pelos estudantes em suas experiências diárias; modelos estes que explicam os fenômenos da natureza de forma bastante intuitiva, muitas vezes contrariando o que é defendido pela academia. A pesquisa demonstrou que os experimentos desenvolvidos foram importantes em todo o processo, porém a signifi cativa contribuição para as práticas pedagógicas ali desenvolvidas foram os diálogos que emergiram antes e depois de cada experimento.Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).