Representações Sociais sobre Radioatividade dos alunos do Ensino Médio
Keywords:
Representações Sociais, Radioatividade, Ensino BásicoAbstract
A radioatividade é uma temática bastante difundia socialmente, estamos constantemente em contato com ela, seja sobre seus raios ou sobre suas notícias na mídia. Em muitos casos, a população apresenta certos temores com relação a este tema, um dos fatores que leva a está percepção, é o fato de a divulgação científica a cerca deste assunto ser realizada de forma incorreta, seja na escola ou pelos meios de comunicação em massa. Tendo em vista este aspecto, e que este tema está presente nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), é de suma importância que seja trabalhado de forma correta e com comprometimento na educação básica. Considerando todos estes fatores esta pesquisa teve como objetivo conhecer as representações sociais dos alunos do Ensino Médio da rede pública sobre radioatividade. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário com perguntas fechadas em três escolas da rede estadual do município de Araranguá (SC) para 54 alunos pertencentes ao terceiro ano do Ensino Médio. Todos os alunos já haviam ouvido falar de radioatividade, sendo a escola a sua maior divulgadora. Porém os alunos demonstraram não conhecer conceitos da radioatividade através das perguntas específicas do tema. A abordagem desse assunto é de extrema importância, pois pode desmistificar alguns conceitos errôneos e também, fazer com que os mesmos sejam conhecidos e compreendidos de forma correta, por esse motivo, recomenda-se que a radioatividade seja trabalhada desde início do Ensino Básico.Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).