INTERDISCIPLINARIDADE E ATIVIDADE EXPERIMENTAL: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO EM TURMAS DO PROEJA.
Palavras-chave:
ensino de matemática, ensino de física, PROEJA, interdisciplinaridade, atividade experimental.Resumo
Este artigo descreve uma pesquisa realizada no CEFET-SC, unidade Florianópolis, com uma turma do Programa Nacional de Integração da Educação Profi ssional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA, módulo I. Trata-se de um trabalho interdisciplinar realizado pelos professores de física e matemática,numa ótica de vivências experimentais possibilitando a discussão e (re) construção de conceitos de Física e a utilização das diferentes formas de representações dos objetos matemáticos. A prática pedagógica adotada permitiu que professores e alunos dialogassem sobre os modelos e conceitos estruturados pelos estudantes em suas experiências diárias; modelos estes que explicam os fenômenos da natureza de forma bastante intuitiva, muitas vezes contrariando o que é defendido pela academia. A pesquisa demonstrou que os experimentos desenvolvidos foram importantes em todo o processo, porém a signifi cativa contribuição para as práticas pedagógicas ali desenvolvidas foram os diálogos que emergiram antes e depois de cada experimento.Downloads
Publicado
2013-02-22
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral