A TRANSFORMAÇÃO DOS ESPAÇOS DO CAMPUS EM AMBIENTES NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO E SEU IMPACTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: O SISTEMA SOLAR EM ESCALA NO CAMPUS CRICIÚMA
Palavras-chave:
, astronomia, ambientes não formais, sistema solarResumo
Propomos uma abordagem para o ensino de Astronomia fora da sala de aula convencional a partir da transformação dos espaços do IFSC Criciúma em ambientes não formais de educação onde o educando interage com maquetes espalhadas pelo campus. Projetamos um Sistema Solar que respeita ao mesmo tempo a escala de distância e diâmetro dos astros utilizando o campus como referência. Tal construção foi guiada pelas respostas a um questionário exploratório aplicado aos estudantes do campus. Detectamos um percentual de acertos maior que 50% nas questões que envolviam saberes comuns ao grande público. As questões que envolviam conhecimentos mais específicos e a representação da posição e tamanho dos astros traziam uma proporção baixa de acertos. Futuramente, a análise da aprendizagem mediada por ambientes não formais possibilitará refletirmos acerca do por que a astronomia continua sendo um saber repleto de concepções espontâneas, erros conceituais, mitos e dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Publicado
2020-04-16
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral