A sustentabilidade no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: implicações para o currículo

Autores

  • Solange Maria Loureiro Instituto Federal de Santa Catrina
  • Vera Lucia Duarte do Valle Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Waldemar Pacheco Júnior Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Sustentabilidade, Currículo.

Resumo

Um dos desafios que se evidencia no século atual é o de se criar sociedades ambientalmente, socialmente e economicamente sustentáveis. Esse desafio leva à necessidade de se estabelecer uma educação comprometida com mudanças de valores e de comportamentos. Este estudo de caráter exploratório visa identificar no contexto da Educação Profissional e tecnológica (EPT) brasileira as implicações que o paradigma da sustentabilidade traz para o currículo. Verifica-se que um currículo transformador que caminhe para a sustentabilidade deve priorizar uma mudança paradigmática, o que implica uma transformação de valores individuais e coletivos. Para tanto, deve ser pautado pela ética, promover a interdisciplinaridade e propiciar o entendimento das inter-relações entre as várias dimensões dos problemas sociais, ambientais e econômicos que são enfrentados na busca pela sustentabilidade. Esse currículo precisa assentar-se em formas de aprendizagem que permitam aos alunos desenvolverem seu senso crítico.

Biografia do Autor

Solange Maria Loureiro, Instituto Federal de Santa Catrina

Professora do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica do IFSC, Campus Florianópolis, desde 1986.

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Publicado

2018-08-08

Edição

Seção

ARTIGOS