Por uma educação de adultos possível e real: o caso do Projeto Educativo de Integração Social – PEIS
Palavras-chave:
Projeto Educativo de Integração Social. Educação de Jovens e Adultos. Análise de Conteúdo.Resumo
O Projeto Educativo de Integração Social - PEIS vem, ao longo de 33 anos, apresentando uma metodologia diferenciada para a Educação de Adultos vigente no país. O PEIS tem como principal objetivo oferecer ao aluno uma educação que o faça participante ativo do processo de ensino e aprendizagem, visando a sua integração social. A proposta pedagógica é voltada para a aprendizagem dos adultos, que se insere a partir do interesse, da dúvida e das necessidades dos alunos que frequentam as salas de aula de Alfabetização, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O objetivo deste trabalho é reconstruir os perfis dos alunos que frequentam ou frequentaram o projeto no período de 1998 a 2012. A pesquisa analisou as fichas de inscrição preenchidas pelos próprios alunos no início de cada período letivo. Por objetivar um aprofundamento de situação particular, delimitar o público-alvo do projeto optamos por utilizar o Estudo de Caso como metodologia de pesquisa. Para desenvolver a investigação, empregamos as bases metodológicas da Análise de Conteúdo com abordagens quantitativas e qualitativas.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
CAMPOS, C. J. G. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise dos dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem. v. 57, n. 05, set./out. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000500019> Acesso: 17 out. 2015.
FIORI, E. M. Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 1 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1967.
________. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.
________. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25 ed. São Paulo: Paz & Terra, 1996.
FREINET, C. Para uma Escola do Povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. Tradução: E. Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1966.
________. As técnicas Freinet da Escola Moderna. Tradução: Silva Letra. Lisboa: Editorial Estampa, 1973.
________. Pedagogia do bom senso. Tradução J. Batista. 7. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
GATTI, B. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a02v30n1.pdf>. Acesso em: 17 out. 2015.
GIUBILEI, S. Projeto educativo de integração social (PEIS). 2000. Mimeografado.
LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. Estudo do Meio: Teoria e Prática. Revista Geografia (Londrina) v. 18, n. 02, p. 173-191, 2009. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/viewFile/2360/3383>. Acesso em: 17. out. 2015.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D. A. de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NUNES, F. P. Geografias produzidas no lugar: os saberes dos educandos adultos nas atividades do Projeto Educativo de Integração Social. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
SILVA, S. A. Valores em educação: o problema da compreensão e da operacionalização dos valores na prática educativa. Petrópolis: Vozes, 1986.
SOUZA, A. L. de. (Re)construindo os perfis dos alunos no Projeto Educativo de Integração Social-PEIS: análise das fichas de inscrição no período de 1998 a 2012. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
SOUZA, C. R; LEITE, S. F. Relato de experiência no Projeto Educativo de Integração Social - PEIS: uma alternativa metodológica para a educação de adultos. In: SIMPÓSIO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÂO DE JOVENS E ADULTOS. 3. 2010. Itatiba (SP). Anais... Campinas: Faculdade de Educação, 2010. p. 86-91.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).