Por uma educação de adultos possível e real: o caso do Projeto Educativo de Integração Social – PEIS

Autores/as

  • Andressa Luiza de Souza Mafra GEPALE-Unicamp

Palabras clave:

Projeto Educativo de Integração Social. Educação de Jovens e Adultos. Análise de Conteúdo.

Resumen

O Projeto Educativo de Integração Social - PEIS vem, ao longo de 33 anos, apresentando uma metodologia diferenciada para a Educação de Adultos vigente no país. O PEIS tem como principal objetivo oferecer ao aluno uma educação que o faça participante ativo do processo de ensino e aprendizagem, visando a sua integração social. A proposta pedagógica é voltada para a aprendizagem dos adultos, que se insere a partir do interesse, da dúvida e das necessidades dos alunos que frequentam as salas de aula de Alfabetização, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O objetivo deste trabalho é reconstruir os perfis dos alunos que frequentam ou frequentaram o projeto no período de 1998 a 2012. A pesquisa analisou as fichas de inscrição preenchidas pelos próprios alunos no início de cada período letivo. Por objetivar um aprofundamento de situação particular, delimitar o público-alvo do projeto optamos por utilizar o Estudo de Caso como metodologia de pesquisa. Para desenvolver a investigação, empregamos as bases metodológicas da Análise de Conteúdo com abordagens quantitativas e qualitativas.

 

 

Citas

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber, 2005.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

CAMPOS, C. J. G. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise dos dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem. v. 57, n. 05, set./out. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000500019> Acesso: 17 out. 2015.

FIORI, E. M. Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.

FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 1 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1967.

________. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.

________. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25 ed. São Paulo: Paz & Terra, 1996.

FREINET, C. Para uma Escola do Povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. Tradução: E. Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1966.

________. As técnicas Freinet da Escola Moderna. Tradução: Silva Letra. Lisboa: Editorial Estampa, 1973.

________. Pedagogia do bom senso. Tradução J. Batista. 7. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

GATTI, B. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a02v30n1.pdf>. Acesso em: 17 out. 2015.

GIUBILEI, S. Projeto educativo de integração social (PEIS). 2000. Mimeografado.

LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. Estudo do Meio: Teoria e Prática. Revista Geografia (Londrina) v. 18, n. 02, p. 173-191, 2009. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/viewFile/2360/3383>. Acesso em: 17. out. 2015.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D. A. de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

NUNES, F. P. Geografias produzidas no lugar: os saberes dos educandos adultos nas atividades do Projeto Educativo de Integração Social. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

SILVA, S. A. Valores em educação: o problema da compreensão e da operacionalização dos valores na prática educativa. Petrópolis: Vozes, 1986.

SOUZA, A. L. de. (Re)construindo os perfis dos alunos no Projeto Educativo de Integração Social-PEIS: análise das fichas de inscrição no período de 1998 a 2012. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

SOUZA, C. R; LEITE, S. F. Relato de experiência no Projeto Educativo de Integração Social - PEIS: uma alternativa metodológica para a educação de adultos. In: SIMPÓSIO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÂO DE JOVENS E ADULTOS. 3. 2010. Itatiba (SP). Anais... Campinas: Faculdade de Educação, 2010. p. 86-91.

Publicado

2015-12-22

Número

Sección

CURRÍCULO