O empoderamento freireano a partir da inclusão digital na Educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Inclusão Digital. Empoderamento.Resumo
Este artigo tem por objetivo compilar as ideias de diferentes pesquisadores que tratam da inclusão digital e do empoderamento, na acepção Freireana, em busca de um ponto de intersecção entre os dois conceitos, sob o prisma da educação de jovens e adultos (EJA). Neste trabalho, procura-se: a) discutir a inclusão digital no Brasil, compreendendo a escola como seu lócus natural; b) pensar o conceito de empoderamento freireano na perspectiva da conquista da autonomia e com vistas à promoção da transformação cultural dos grupos sociais adultos reinseridos na escola; c) refletir sobre as contribuições da inclusão digital para o empoderamento dos grupos sociais inseridos na EJA. O debate em torno da inclusão digital e do empoderamento freireano dialoga com as especificidades da EJA. Enquanto esta propõe a superação da perspectiva compensatória existente no modelo supletivo, aquele enfrenta a necessidade de superar a perspectiva instrumental do uso pedagógico das tecnologias.
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