O empoderamento freireano a partir da inclusão digital na Educação de Jovens e Adultos

Authors

  • Bruno dos Santos Joaquim Universidade Federal de São Paulo

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos. Inclusão Digital. Empoderamento.

Abstract

Este artigo tem por objetivo compilar as ideias de diferentes pesquisadores que tratam da inclusão digital e do empoderamento, na acepção Freireana, em busca de um ponto de intersecção entre os dois conceitos, sob o prisma da educação de jovens e adultos (EJA). Neste trabalho, procura-se: a) discutir a inclusão digital no Brasil, compreendendo a escola como seu lócus natural; b) pensar o conceito de empoderamento freireano na perspectiva da conquista da autonomia e com vistas à promoção da transformação cultural dos grupos sociais adultos reinseridos na escola; c) refletir sobre as contribuições da inclusão digital para o empoderamento dos grupos sociais inseridos na EJA. O debate em torno da inclusão digital e do empoderamento freireano dialoga com as especificidades da EJA. Enquanto esta propõe a superação da perspectiva compensatória existente no modelo supletivo, aquele enfrenta a necessidade de superar a perspectiva instrumental do uso pedagógico das tecnologias.

Author Biography

Bruno dos Santos Joaquim, Universidade Federal de São Paulo

Mestrando do Programa de Pós-Gaduação em Educação da Escola de Filosofia e Ciências Humanas (EFLCH) pela Universidade Federal do Estado de São Paulo. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é Professor Coordenador do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos ´Max Dadá Gallizzi´. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cibercultura, web 2.0, tecnologia educacional e educação de jovens e adultos. Membro do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura (EFLCH/UNIFESP).

References

ASSMANN, Hugo. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 7-15, 2000.

BARQUERO, Rute. Empoderamento: instrumento de emancipação social? Uma discussão conceitual. Revista Debates (UFGRS), Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 173-187. 2012.

BONILLA, Maria Helena S. Políticas públicas para inclusão digital nas escolas. Revista Metrovivência, ano XXII, n. 34, p. 40-60, junho de 2010.

BRITO, Glaucia da Silva. A inclusão digital do profissional professor: entendendo o conceito de tecnologia. IN: ENCONTRO ANULA DA ANPOCS, 30, 2006, Caxambu. Anais... São Paulo: ANPOCS, 2006.

BUZATO, Marcelo El Khouri. Inclusão digital como invenção do quotidiano: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, v. 3, n. 38, p. 325-342, 2008.

COLL, César; MONEREO, Charles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DIAS, Lia Ribeiro. Inclusão digital como fator de inclusão social. In: PRETO, Nelson; BONILLA, Maria Helena (orgs.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 61-90.

DI PIERRO, Maria Clara et al. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Caderno Cedes, ano XXI, n. 55, p. 58-77, 2001.

DI PIERO, Maria Clara. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade, vol. 26, n. 92, p.1115-1139, 2005.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

LAVINAS, Lena; VEIGA, Alinne. Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola. Cadernos de Pesquisa . 2013, vol. 43, n. 149, maio de 2013. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/cp/v43n149/09.pdf> Acesso em 04 out. 2015.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MARTINS, José de Souza. Exclusão social e nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 2009.

MATTOS, Fernando A. M.; CHAGAS, Gleison J. N. Desafios para a inclusão digital no Brasil. Revista Perspectivas em Ciência da Informação, v. 13, n.1, p. 67-94, 2008.

OKADA, Alexandra; BUJOKAS, Alexandra. Comunidades abertas de prática e redes sociais de coaprendizagem da UNESCO. In: OKADA, Alexandra (org.). Recursos Educacionais Abertos e Redes Sociais: coaprendizagem e desenvolvimento profissional. Cambridge: The Opens University Press, 2012. v.1.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Educ. rev., Curitiba, n. 29, p. 83-100, 2007.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In.: MASAGÃO, Vera Ribeiro (org.) Educação de Jovens e Adultos: novos leitores, novas leituras. São Paulo: Mercado das Letras, 2001.

PESCE, Lucila. A potencialidade das interfaces interativas para a aprendizagem colaborativa. Revista Diálogos & Ciência (FTC), v. 1, p. 119/8, 2010.

____________. O programa um computador por aluno no Estado de São Paulo: confrontos e avanços. IN: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36, 2013, Goiânia. Anais... Goiânia: ANPED, 2013.

PRETTO, Nelson.; ASSIS, Alessandra. Cultura digital e educação: redes já! In.: PRETTO; SILVEIRA. Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008.
RIBEIRO, Vera Masagão. A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico. Educação e Sociedade, ano XX, n.68, p.184-201, 1999.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu. A noção de exclusão digital diante das exigências de uma cibercidadania. In: HTKOWSKI, Tânia Maria (org.). Políticas públicas e inclusão digital. Salvador: EDUFBA, 2008.

TORRES, Patrícia Lupion et al. Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.13, p.129-145, set./dez. 2004.

UNESCO/COMMONWEALTH OF LEARNING. A basic guide to open educational resources (OER) prepared by Neil Butcher for the Commonwealth of Learning & UNESCO, 2011. Disponível em:
<http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/resources/news-and-in-focus-articles/all-news/news/unescocommonwealth_of_learning_oer_policy_guidelines_to_be_launched_at_the_unesco_general_conference/#.VFOjPvnF9qU>.

Published

2015-12-22

Issue

Section

CURRÍCULO