O empoderamento freireano a partir da inclusão digital na Educação de Jovens e Adultos
Keywords:
Educação de Jovens e Adultos. Inclusão Digital. Empoderamento.Abstract
Este artigo tem por objetivo compilar as ideias de diferentes pesquisadores que tratam da inclusão digital e do empoderamento, na acepção Freireana, em busca de um ponto de intersecção entre os dois conceitos, sob o prisma da educação de jovens e adultos (EJA). Neste trabalho, procura-se: a) discutir a inclusão digital no Brasil, compreendendo a escola como seu lócus natural; b) pensar o conceito de empoderamento freireano na perspectiva da conquista da autonomia e com vistas à promoção da transformação cultural dos grupos sociais adultos reinseridos na escola; c) refletir sobre as contribuições da inclusão digital para o empoderamento dos grupos sociais inseridos na EJA. O debate em torno da inclusão digital e do empoderamento freireano dialoga com as especificidades da EJA. Enquanto esta propõe a superação da perspectiva compensatória existente no modelo supletivo, aquele enfrenta a necessidade de superar a perspectiva instrumental do uso pedagógico das tecnologias.
References
BARQUERO, Rute. Empoderamento: instrumento de emancipação social? Uma discussão conceitual. Revista Debates (UFGRS), Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 173-187. 2012.
BONILLA, Maria Helena S. Políticas públicas para inclusão digital nas escolas. Revista Metrovivência, ano XXII, n. 34, p. 40-60, junho de 2010.
BRITO, Glaucia da Silva. A inclusão digital do profissional professor: entendendo o conceito de tecnologia. IN: ENCONTRO ANULA DA ANPOCS, 30, 2006, Caxambu. Anais... São Paulo: ANPOCS, 2006.
BUZATO, Marcelo El Khouri. Inclusão digital como invenção do quotidiano: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, v. 3, n. 38, p. 325-342, 2008.
COLL, César; MONEREO, Charles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DIAS, Lia Ribeiro. Inclusão digital como fator de inclusão social. In: PRETO, Nelson; BONILLA, Maria Helena (orgs.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 61-90.
DI PIERRO, Maria Clara et al. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Caderno Cedes, ano XXI, n. 55, p. 58-77, 2001.
DI PIERO, Maria Clara. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade, vol. 26, n. 92, p.1115-1139, 2005.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
LAVINAS, Lena; VEIGA, Alinne. Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola. Cadernos de Pesquisa . 2013, vol. 43, n. 149, maio de 2013. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/cp/v43n149/09.pdf> Acesso em 04 out. 2015.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MARTINS, José de Souza. Exclusão social e nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 2009.
MATTOS, Fernando A. M.; CHAGAS, Gleison J. N. Desafios para a inclusão digital no Brasil. Revista Perspectivas em Ciência da Informação, v. 13, n.1, p. 67-94, 2008.
OKADA, Alexandra; BUJOKAS, Alexandra. Comunidades abertas de prática e redes sociais de coaprendizagem da UNESCO. In: OKADA, Alexandra (org.). Recursos Educacionais Abertos e Redes Sociais: coaprendizagem e desenvolvimento profissional. Cambridge: The Opens University Press, 2012. v.1.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Educ. rev., Curitiba, n. 29, p. 83-100, 2007.
OLIVEIRA, Marta Kohl. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In.: MASAGÃO, Vera Ribeiro (org.) Educação de Jovens e Adultos: novos leitores, novas leituras. São Paulo: Mercado das Letras, 2001.
PESCE, Lucila. A potencialidade das interfaces interativas para a aprendizagem colaborativa. Revista Diálogos & Ciência (FTC), v. 1, p. 119/8, 2010.
____________. O programa um computador por aluno no Estado de São Paulo: confrontos e avanços. IN: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36, 2013, Goiânia. Anais... Goiânia: ANPED, 2013.
PRETTO, Nelson.; ASSIS, Alessandra. Cultura digital e educação: redes já! In.: PRETTO; SILVEIRA. Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008.
RIBEIRO, Vera Masagão. A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico. Educação e Sociedade, ano XX, n.68, p.184-201, 1999.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu. A noção de exclusão digital diante das exigências de uma cibercidadania. In: HTKOWSKI, Tânia Maria (org.). Políticas públicas e inclusão digital. Salvador: EDUFBA, 2008.
TORRES, Patrícia Lupion et al. Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.13, p.129-145, set./dez. 2004.
UNESCO/COMMONWEALTH OF LEARNING. A basic guide to open educational resources (OER) prepared by Neil Butcher for the Commonwealth of Learning & UNESCO, 2011. Disponível em:
<http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/resources/news-and-in-focus-articles/all-news/news/unescocommonwealth_of_learning_oer_policy_guidelines_to_be_launched_at_the_unesco_general_conference/#.VFOjPvnF9qU>.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).