PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO, OS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA
Palabras clave:
EJA. Gênero. Formação de Professores/as.Resumen
Este artigo tem por objetivo apresentar percepções sobre as relações de gênero, os processos de escolarização e a formação docente de 42 professores/as1 da EJA. Os dados foram coletados por meio de um questionário e categorizados via análise de conteúdo. A pesquisa evidenciou a preocupação dos/as professores/as em não apontarem relações de poder entre gênero, porém, no decorrer das respostas, as normatizações estabelecidas por construções sociais que discriminam homens e mulheres apareceram de forma contundente. Podemos inferir, com base nos resultados, que as questões de gênero estão presentes no cotidiano escolar, influenciando a permanência ou a ausência de mulheres e de homens nas salas de aula no contexto da EJA.As relações de gênero precisam ser abordadas com intensidade e sistematização nos cursos de formação inicial e formação continuada docentes, com o objetivo de refletir sobre esses temas tão complexos e embasar atitudes pedagógicas/educativas conscientes, que não promovam a hierarquização entre gêneros.
1 De acordo com as orientações de Rabelho, Pereira e Reis (2013), optamos por utilizar uma linguagem não sexista, fazendo uso da barra (/), como nos casos: professor/a, professores/as, alunos/as.
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