PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO, OS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA

Authors

  • Poliana da Silva Almeida Santos Camargo Universidade do Sagrado Coração - USC http://orcid.org/0000-0002-9212-6529
  • Ludmilla Puppim Voigt Colégio Esquema Único
  • Melissa Freitas de Almeida Universidade do Sagrado Coração

Keywords:

EJA. Gênero. Formação de Professores/as.

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar percepções sobre as relações de gênero, os processos de escolarização e a formação docente de 42 professores/as1 da EJA. Os dados foram coletados por meio de um questionário e categorizados via análise de conteúdo. A pesquisa evidenciou a preocupação dos/as professores/as em não apontarem relações de poder entre gênero, porém, no decorrer das respostas, as normatizações estabelecidas por construções sociais que discriminam homens e mulheres apareceram de forma contundente. Podemos inferir, com base nos resultados, que as questões de gênero estão presentes no cotidiano escolar, influenciando a permanência ou a ausência de mulheres e de homens nas salas de aula no contexto da EJA.As relações de gênero precisam ser abordadas com intensidade e sistematização nos cursos de formação inicial e formação continuada docentes, com o objetivo de refletir sobre esses temas tão complexos e embasar atitudes pedagógicas/educativas conscientes, que não promovam a hierarquização entre gêneros.

1 De acordo com as orientações de Rabelho, Pereira e Reis (2013), optamos por utilizar uma linguagem não sexista, fazendo uso da barra (/), como nos casos: professor/a, professores/as, alunos/as.

 

Author Biographies

Poliana da Silva Almeida Santos Camargo, Universidade do Sagrado Coração - USC

Doutora em Educação - Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2015). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005).  Especialização em Educação: Formação de Formadores de Professores - USC (2002).   Especialização em Psicopedagogia - USC (2001). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração - USC (1999). Professora da Universidade Sagrado Coração – USC atua nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas. Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Sexualidade e Sociedades - USC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas - GEPALE - FE - UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Psicologia da Educação, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Formação de Professores e Educação de Jovens e Adultos - EJA. Tem certificação internacional de Coaching, Mentoring e Holomentoring - Foco em Professional, Self & Life Coaching do Sistema ISOR, pelo ICF - International Coach Federation e Instituto Holos.

Ludmilla Puppim Voigt, Colégio Esquema Único

Pegagoga.

Licenciada em História - USC.

Pesquisadora do PIVIC/USC.

Professora do Colégio Esquema Único.

Membro do Grupo de Pesquisa: Gênero, Sexualidade e Sociedades da Universidade do Sagrado Coração. 

Melissa Freitas de Almeida, Universidade do Sagrado Coração

Pesquisadora do PIBIC-EM/CNPQ/USC – Universidade do Sagrado Coração

References

APPLE, Michael W. Educação e poder. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BASTOS, Ludimila Corrêa. Traçando metas, vencendo desafios: experiências escolares de mulheres egressas na EJA. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CEB nº 11/2000. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2013.

______. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em:
< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 20 fev. 2015.

BRADLEY, Jana. Methodological issues and practices in qualitative research. Library Quarterly, v. 63, n. 4, p. 431-449, oct. 1993.

BRITO Rosemeire Santos de. Masculinidades, raça e fracasso escolar: narrativas de jovens na Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública municipal de São Paulo. 2009. 325 f. Tese (Doutorado em educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

CAVALCANTI, Edlamar Leal de Sousa. A apreensão do conhecimento escolar numa perspectiva de gênero. In: FAGUNDES, Tereza Cristina Pereira Carvalho. Ensaios sobre Identidade e Gênero. Helvécia Salvador, 2003, p. 177-210.

DURÃES, Sara Jane Alves. Sobre algumas relações entre qualificação, trabalho docente e gênero. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 118, p. 271-288, jan./mar., 2012.

FRANCO, Maria Laura Piglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Líber Livro, 2012.

FREIRE, Ana Maria Araujo. Analfabetismo no Brasil: da ideologia da interdição do corpo à ideologia nacionalista, ou de como deixar sem ler e escrever desde as Catarinas (Paraguaçu), Filipas, Madalenas, Anas, Genebras, Apolônias e Grácias até os Severinos (1534-1930). 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

KAPLAN, Bonnie; DUCHON, Dennis. Combining qualitative and quantitative methods in information systems research: a case study. Mis Quarterly, v. 12, n. 4, p. 571-586, dec. 1988.

LAMAS, Martha. Gênero: os conflitos e desafios do novo paradigma, Proposta, n. 84/85 ago., 2000.

LEONCY, Christiane. Mulheres na EJA: questões de identidade e gênero. 2013. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

LIEBSCHER, Peter. Quantity with quality? Teaching quantitative and qualitative methods in a lis master’s program. Library Trends, v. 46, n. 4, p. 668-680, Spring 1998.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

______. O corpo educado, pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

MATOS, Maria Izilda S. Estudos de Gênero: percursos na historiografia contemporânea. Cadernos Pagu, n.11, p.67-75, 1998. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8634463/2387>. Acesso em: 13 jul. 2015.

MENEZES, Cristiane Souza de. As masculinidades na escola: histórias e memórias da escolarização de alunos da educação de jovens e adultos da Rede Municipal de João Pessoa. 2008. 172 f. Dissertação (Mestrado Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008.

MISKOLCI, Richard. Teoria Queer e a Sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, Porto Alegre, v. 11, n. 21, jan./jun., 2009, p. 150-182.

MOTTA, Alda Brito da. Gênero e envelhecimento. Revista Coletiva, n. 9, set./dez, 2012. Disponível em:
<http://www.coletiva.org/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=65:g%C3%AAnero-e-envelhecimento>. Acesso em: 04 abr. 2013.

MOURA, Solange Maria Sobottka Rolim de; ARAÚJO, Maria de Fátima. A maternidade na história e a história dos cuidados maternos. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 24, n. 1, 2004, p. 44-55.

MOURA, Tânia Maria Melo de. Formação de Educadores de Jovens e Adultos: realidade, Desafios e Perspectivas Atuais. Dossiê temático Educação de pessoas jovens, adultas e idosas. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 5, n. 7, jul./dez. 2009, p. 45-72. Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/242/254>. Acesso em: 04 jun. 2014.

NOGUEIRA, Vera Lucia. Educação de jovens e adultos e gênero: um diálogo imprescindível à elaboração de políticas educacionais destinadas às mulheres das camadas populares. In: SOARES, L. (org.). Aprendendo com a diferença: estudos e pesquisas em educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 65-90.

OLIVEIRA, Zenaide Azevedo Criado; SANTOS, Geane Ferreira dos; DOMINGUES, Regiane Souza de. A percepção do próprio envelhecimento. Revista do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, São Paulo, v. 01, n. 01, p. 42-47, 2012.

ORSO, Paulino José. Educação e lutas de classes. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

PORCARO, Rosa Cristina. Caminhos e desafios da formação de educadores de jovens e adultos. 2011.186 f. Tese (Doutorado Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

RABELHO, Amanda Oliveira; PEREIRA, Graziela Raupp; REIS, Maria Amelia de Souza Reis (orgs.). Formação docente em gênero e sexualidade: entrelaçando teorias, políticas e práticas. Petrópolis: De Petrus et Alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2013.

SANTANA, Vagner Caminhas; BENEVENTO, Claudia Toffano. O conceito de gênero e suas representações sociais. Efdeportes.com, 2013. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd176/o-conceito-de-genero-e-suas-representacoes-sociais.htm>. Acesso em: 11 ago. 2015.

SANTOS, Geovânia Lúcia dos. Quando adultos voltam para a escola: o delicado equilíbrio para obter êxito na tentativa de elevação de escolaridade. In: SOARES, Leôncio. Aprendendo com a diferença: estudos e pesquisas em educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 11-38.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, jul. /dez. 1995, p. 71-99.

SILVA, Maurício Roberto. Recortando e colando as imagens da vida cotidiana do trabalho e da cultura lúdica das meninas-mulheres e das mulheres-meninas da Zona da Mata Pernambucana. Caderno Cedes, v. 23, n. 56, p. 23-52, abr. 2002.

­­SOARES, Leôncio. O educador de jovens e adultos e sua formação. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 47, p. 83-100, jun. 2008.

______ (org.). Educação de jovens e adultos: o que revelam as pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de. Gênero e matemática (s): dos jogos de verdade nas práticas de numeramento de alunas e alunos da educação de pessoas jovens e adultas. 2008. 279 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

TEDESCHI, Losandro Antonio. História das mulheres e as representações do feminino. Campinas: Curt Nimuendaju, 2008.

VIANA, Claudia Pereira. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu, v.17/18, n. 2001/02, p. 81-103. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cpa/n17-18/n17a03.pdf>. Acesso em 10 out. 2014.

Published

2016-12-12

Issue

Section

CURRÍCULO