FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ESPÍRITO SANTO: EXPERIÊNCIA FORJADA NA FORMAÇÃO E NAS PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA
Palabras clave:
Fórum de EJA. Experiência. Resistência.Resumen
Nos últimos anos, o Fórum de Educação de Jovens e Adultos, enquanto movimento social, vem se constituindo como um locus de debate, diálogo e acompanhamento das políticas de EJA em nível nacional, regional e estadual. Reconhecendo a importância desse espaço na proposição e definição de novos rumos para a EJA, nos propomos a narrar nossa experiência, forjada no processo formativo do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Espírito Santo e os seus desdobramentos, que tornaram possível a nossa ação mediada pela reflexão.
Citas
DANTAS, Aline Cristina L. Fóruns de EJA: mobilização na luta pelo direito à educação de jovens e adultos. Anais do 17º Congresso de Leitura do Brasil. 20 a 24 de julho de 2009. Campinas, SP. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem02/COLE_1739.pdf>. Acesso em: 21 mai. 2014.
_______.Fóruns de Educação de Jovens e Adultos: movimentos em defesa de direitos e políticas públicas para a educação de jovens e adultos. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação. Niterói, RJ, 2010.
GIROUX, Henry. Teoria Crítica e Resistência em Educação: para além das teorias de reprodução. Trad. Angela Maria B. Biaggio. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.
GOHN, Maria da Gloria. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 47, maio/ago. 2011. p. 333-513.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./abr. 2002. p. 20-28.
OLIVEIRA, Edna Castro de. Os processos de formação na educação de jovens e adultos: a “panha” dos girassóis da experiência no PRONERA MST/ES. 2005. 174 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação. Niterói, RJ, 2005.
OLIVEIRA, Rosiska Darcy de.; OLIVEIRA, Miguel Darcy. A reinvenção da educação: os movimentos sociais como contexto educativo. In: FREIRE, Paulo et al. Vivendo e aprendendo: experiências do IDAC em educação popular. Brasiliense: São Paulo, 1980.
PAIVA, Jane; MACHADO, Maria M.; IRELAND, Timothy (orgs) Educação de Jovens e Adultos: uma memória contemporânea, (1996-2004). Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2007.
PAIVA. Jane. Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 516-566, set./dez., 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 21 mai. 2014.
______. Desafios à LDB: Educação de Jovens e Adultos para um novo século. In: ALVES, Nilda (org.). Múltiplas leituras da nova LDB. Rio de Janeiro: Dunya, 1999.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).