A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO UM ESPAÇO DE EMPODERAMENTO DAS MULHERES

Autores/as

  • Samira de Moraes Maia Vigano Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos. Mulheres. Gênero. Empoderamento.

Resumen

Este artigo analisa os processos de exclusão vivenciados por alunas que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, apresenta como uma das características o atendimento a sujeitos que, por algum motivo, abandonaram os estudos ou não estudaram quando crianças ou jovens. Outra peculiaridade da EJA é a forte presença de mulheres na atualidade, já que muitas se viram obrigadas a abandonar os estudos por fortes marcadores de gênero que culturalmente são perpetuados na sociedade. Para amparar o debate, são significativas as contribuições teóricas de Louro, Saffioti, Poggio e Rosemberg, Bourdieu e Chartier. Situar-se-ão, também, as falas das estudantes de vários núcleos de EJA de Santa Catarina, a fim de trazer discussões relacionadas ao gênero, à mulher, à violência e ao empoderamento. Em vista disso, conclui-se que as relações de gênero são historicamente impostas e influenciaram na evasão escolar dessas alunas, criando violências diversas e que a EJA se apresentou como um espaço de empoderamento.

Biografía del autor/a

Samira de Moraes Maia Vigano, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2006). Com experiência na área de Educação e Formação de Educadores,  educação popular, movimentos sociais e políticas públicas e EJA.  Está vinculada ao grupo de pesquisa do CNPQ de Educação de Jovens e Adultos - EPEJA/UFSC. Têm duas Pós Graduações Lato Sensu, uma na área de Gestão Educacional/ Metodologia do Ensino Interdisciplinar (Faculdades Dom Bosco - DB, 2007), e a outra em  Educação de Jovens e Adultos e Educação na Diversidade (Universidade Federal do Estado de Santa Catarina - UFSC, 2012). Mestre em Educação, na Linha de Ensino e Formação de Educadores (UFSC, 2014) e doutoranda da Universidade Federal de Santa Catarina (2015/2019).

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Pós Doutora do Departamento de Metodologia do Ensino e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do grupo de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos.

Orientadora da pesquisa.

Citas

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Publicado

2016-07-25

Número

Sección

CURRÍCULO