A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO UM ESPAÇO DE EMPODERAMENTO DAS MULHERES
Keywords:
Educação de Jovens e Adultos. Mulheres. Gênero. Empoderamento.Abstract
Este artigo analisa os processos de exclusão vivenciados por alunas que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, apresenta como uma das características o atendimento a sujeitos que, por algum motivo, abandonaram os estudos ou não estudaram quando crianças ou jovens. Outra peculiaridade da EJA é a forte presença de mulheres na atualidade, já que muitas se viram obrigadas a abandonar os estudos por fortes marcadores de gênero que culturalmente são perpetuados na sociedade. Para amparar o debate, são significativas as contribuições teóricas de Louro, Saffioti, Poggio e Rosemberg, Bourdieu e Chartier. Situar-se-ão, também, as falas das estudantes de vários núcleos de EJA de Santa Catarina, a fim de trazer discussões relacionadas ao gênero, à mulher, à violência e ao empoderamento. Em vista disso, conclui-se que as relações de gênero são historicamente impostas e influenciaram na evasão escolar dessas alunas, criando violências diversas e que a EJA se apresentou como um espaço de empoderamento.
References
ARROYO, Miguel Gonzáles. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio. Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/ SECAD - MEC/ UNESCO, 2006.
BAQUERO, Rute Vivian Ângelo. Empoderamento: instrumento de emancipação social? Uma discussão conceitual. Revista Debates, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p.173-187, abr. 2012. Quadrimestral. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/debates/index>. Acesso em: 27 abr. 2016.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos. 2. ed. v. 1 Tradução: Sérgio Millet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
__________. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Brasília, 2015.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Políticas para as Mulheres. Relatório Anual Socioeconômico das Mulheres. 1. Impr. Brasília: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2013.
CHARTIER, Roger. Diferença entre os sexos e dominação simbólica (nota crítica). In: Cadernos Pagu. (4), 1995.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: O cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censos, contagem populacional, Pesquisa Mensal de Emprego/PME e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio. Brasília, 2007.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, história e educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n.2, jul. /dez.1995.
POGGIO, Inês Soares Nunes. A construção das relações de gênero. In: LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes (Org). Educação de jovens e adultos, diversidade e o mundo do trabalho. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012. p. 88-101.
ROSEMBERG, Fúlvia. Educação e gênero no Brasil. In: PONTIFÍCIA Universidade Católica de São Paulo (Org.). Mulher e educação. São Paulo: EDUC, 1994.
SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. São Paulo. Expressão Popular, 2013.
__________. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).