A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENQUANTO EXPRESSÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR
Keywords:
Educação de Jovens e Adultos. Educação Popular. Classe popularAbstract
O presente artigo tem a intenção de abordar a íntima relação da Educação de Jovens e Adultos com a Educação Popular. Trata-se de uma abordagem bibliográfica, que em seu formato original pertence ao Projeto de Dissertação de Mestrado, intitulado: “O Perfil do Educando da Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Rio Grande/RS”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGeDU/ FURG, sob a linha de pesquisa “Educação, Linguagens e Utopias”. A pesquisa em questão desenvolve-se a partir da perspectiva da Educação Popular, com uma metodologia qualitativa, baseada para coleta de dados no Grupo Focal e para análise dos mesmos no Discurso do Sujeito Coletivo. Para esse artigo, convém elucidar, de forma breve, o percurso da EJA que é fortemente relacionado à história da Educação Popular e apresentar a educação de Jovens e Adultos enquanto expressão da Educação Popular.
References
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pensar a Prática: escritos de viagem e estudos sobre a educação. São Paulo: Edições Loyola, 1990.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <www.planalto.gov.br/civil>. Acesso em 23 jun. 2015.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº: 9394/96. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil/03/leis>. Acesso em 20 jan.e 2015.
_______. Lei De Diretrizes e Bases da Educação. Lei n° 5.692, de 11 de agoto de 1971. Disponível em: www.camara.leg.br. Acesso em: 05 maio 2015.
_______. Resolução CNE/CEB n°1, de 05 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: <www.portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf>. Acesso em: 12 jun. 2015.
DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos CEDES, v. XXI, nº 55, Campinas, Nov. 2001. Disponível em: <www.scielo.br/scielo.php>. Acesso em: 14 out. 2014.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO POPULAR E MOBILIZAÇÃO CIDADÃ/SNAS/SG. Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas. Brasília, DF. 2014.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação, uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.
______. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. ed. 48. São Paulo: Cortez, 2006.
FRIEDRICH, Márcia et al. Trajetórias da Escolarização de Jovens e Adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas esvaziadas. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/ensaio/v18n67>. Rio de Janeiro 2010. Acesso em: 14 out. 2015.
HADDAD, Sérgio, DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de Jovens e Adultos. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/rebedn14/2000>. Acesso em: 17 jun. 2015.
MIRANDA, Sícero Agostinho. Os Saberes Matemáticos no Cotidiano dos Pescadores Artesanais das Comunidades Tradicionais de Pesca da Cidade de Rio Grande. Dissertação de Mestrado, FURG. Rio grande 2015.
SAMPAIO, Marisa Narcizo; ALMEIDA, Rosilene Souza. Práticas de Educação de Jovens e Adultos: complexidades, desafios e propostas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOARES, Leôncio José Gomes. Educação de Jovens e Adultos: Diretrizes curriculares Nacionais. Rio de Janeiro, 2002.
STRELHOW, Thyeles Bocarte. Breve histórico sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Disponível em: <www.histedbr.fe.unicamp.br>. Acesso em: 15 maio 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).