A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO UM ESPAÇO DE EMPODERAMENTO DAS MULHERES
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos. Mulheres. Gênero. Empoderamento.Resumo
Este artigo analisa os processos de exclusão vivenciados por alunas que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, apresenta como uma das características o atendimento a sujeitos que, por algum motivo, abandonaram os estudos ou não estudaram quando crianças ou jovens. Outra peculiaridade da EJA é a forte presença de mulheres na atualidade, já que muitas se viram obrigadas a abandonar os estudos por fortes marcadores de gênero que culturalmente são perpetuados na sociedade. Para amparar o debate, são significativas as contribuições teóricas de Louro, Saffioti, Poggio e Rosemberg, Bourdieu e Chartier. Situar-se-ão, também, as falas das estudantes de vários núcleos de EJA de Santa Catarina, a fim de trazer discussões relacionadas ao gênero, à mulher, à violência e ao empoderamento. Em vista disso, conclui-se que as relações de gênero são historicamente impostas e influenciaram na evasão escolar dessas alunas, criando violências diversas e que a EJA se apresentou como um espaço de empoderamento.
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