PROJETO CONCEITUAL DE UM PROTÓTIPO PARA ACESSIBILIDADE DE CADEIRANTES À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 1

Autores

  • Fábio Evangelista Santana
  • Pedro Ricardo Goulart da Silva

Palavras-chave:

Projeto conceitual. Acessibilidade. Cadeira de rodas

Resumo

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Organização das Nações Unidas em 1948, relaciona os chamados direitos humanos, que deveria ser válidos para todos. Entretanto, em virtude das diferenças que apresentam em relação às demais, as pessoas com defi ciências possuem necessidades específi cas a serem satisfeitas. Assim, a ONU estabeleceu, em 1975, a Declaração dos Direitos das Pessoas com Defi ciências, o que se tornou, em todo mundo, o ponto de partida para a defesa da cidadania e do bem-estar destas pessoas. A inclusão delas no ensino só será efetiva se a escola for aberta às diferenças e se tiver como condição básica espaços arquitetônicos livres de barreiras físicas. Sabe-se que, na prática, a falta de acessibilidade é uma realidade na maioria das escolas, o que impede a plena integração das pessoas com defi ciências ao ensino. Tendo em vista estas difi culdades o presente projeto apresenta o desenvolvimento de um protótipo para a acessibilidade de cadeirantes, aplicado especifi camente para a educação profi ssional. Para tanto, foi utilizado um modelo consensual de projeto de produto, que trata o processo de projeto de forma sistemática, subdividindo-o em quatro fases: (a) projeto informacional; (b) projeto conceitual; (c) projeto preliminar e (d) projeto detalhado. O emprego das técnicas de projeto informacional permitiu que fossem obtidas as especifi cações do projeto, que culminaram com o desenvolvimento de uma concepção de produto na fase de projeto conceitual, fase fi nal resultante desta pesquisa.

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Publicado

2013-02-25

Edição

Seção

ARTIGOS