O CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO E A EXPERIÊNCIA DO PROJETO INTEGRADOR: A ADMINISTRAÇÃO CONTRIBUINDO PARA O EMPODERAMENTO
Palavras-chave:
PROEJA, Projeto Integrador, Comércio, EmpoderamentoResumo
O presente trabalho visou analisar o Projeto Integrador (PI) desenvolvido com estudantes do PROEJA (Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos) Técnico em Comércio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) campus Sertão. O PI é uma experiência que promove o desenvolvimento social dos estudantes a partir do empoderamento dos mesmos; com reflexos ambientais positivos, já que visa redução no uso de recursos e baixo impacto ambiental. Para a realização dessa pesquisa, o PI foi acompanhado por um período de um semestre, em que foram observadas as atividades em sala de aula e nos locais de comercialização dos produtos produzidos pelo PROEJA a partir do incentivo do Projeto. Como resultados, se observou que o PI trouxe muitas consequências positivas, como o empoderamento dos estudantes do PROEJA e demais níveis de ensino do IFRS Sertão, bem como não foram identificados impactos ambientais negativos. As trocas foram positivas e demonstraram como pequenos gestos dentro da educação podem contribuir, não só para o ingresso dos estudantes no mundo do trabalho, mas também, e fundamentalmente, para o seu crescimento como indivíduo crítico e participativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral