DIFICULDADES ENCONTRADAS NA ADAPTAÇÃO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS REDUZEM O SEU POTENCIAL DE REÚSO
Palabras clave:
Recursos Educacionais Abertos, Objetos de Aprendizagem, Reúso.Resumen
Neste trabalho serão apresentadas as principais dificuldades encontradas para o efetivo reúso dos REA’s e uma proposta para diminuir este problema. Criar um REA reusável não é uma tarefa trivial pois, existem entraves que acabam impossibilitando esse processo. Para que as dificuldades encontradas no reúso dos REA’s sejam superadas, sugere-se analisar os modelos pedagógicos, tecnológicos e de conteúdo. O modelo pedagógico contempla as formas e métodos de ensino-aprendizagem onde são tratados os aspectos referentes as práticas didático-pedagógicas. No que tange ao modelo tecnológico são abordadas as questões de usabilidade, acessibilidade e portabilidade. E por fim, o modelo de conteúdo que contém o conhecimento do domínio do REA a ser elaborado ou reutilizado. Durante o desenvolvimento de um REA deve-se levar em consideração os diferentes perfis de usuários, assim como as diferentes maneiras de utilização destes recursos. Propõe-se desenvolver uma metodologia para a construção e adaptação de REA’s reutilizáveis e que sejam de qualidade.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).