“INTERVENÇÃO FISIOTERAPEUTICA NA ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO PROGRESSIVA TIPO QUADRIPARESIA ESPÁSTICA ASSOCIADA À SÍNDROME DE WEST”
Resumen
A encefalopatia crônica do tipo não progressiva, também conhecida como paralisia cerebral, é uma patologia bastante comum em todo o mundo. Apresenta-se como um doença que causa deformidades osteomusculares e que pode ou não denotar atraso cognitivo. Em alguns casos, esta patologia vem associada a outras síndrome, como por exemplo a síndrome de West, que possui diferentes causas e é caracterizada por convulsões e crises de espasmos musculares em flexão. Por isso, a fisioterapia possui um grande papel na vida destes pacientes, tanto no aspecto físico, evitando deformidades, auxiliando a melhora do tônus muscular, melhorando o equilíbrio e a postura adotada por eles; como pelo aspecto psicológico, criando um vínculo de confiança entre o paciente e o profissional. Este relato de caso descreve o tratamento fisioterapêutico realizado em um paciente de 11 anos de idade, portador de encefalopatia crônica do tipo quadriparesia espástica associada à síndrome de West; durante seis sessões de Fisioterapia motora. Os resultados mostram a real importância da fisioterapia motora neste tipo de paciente; demonstrando assim a relevância do apoio de uma equipe multidisciplinar nestes casos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).