A ECONOMIA CATARINENSE NA CONTRAMÃO DO CRESCIMENTO

Autores/as

  • Liara Darabas Ronçani UNESC
  • Alcides Goularti Filho UNESC

Palabras clave:

Economia Catarinense, Crescimento, Planejamento.

Resumen

Durante os anos de 1980, enquanto a economia brasileira teve um desempenho muito fraco comparando com as décadas anteriores com crescimento médio do PIB de 232%, a economia catarinense apresentou taxas superiores a média nacional de 5,3%. Nos anos de 1990, o Brasil teve um crescimento médio de 1,6% e Santa Catarina de 3,5%. Foram duas décadas de crescimento superior a média nacional, ou seja, a economia catarinense andava na contramão da recessão. Porém, na última década de 2000 a situação se reverteu, enquanto o país retomava os eixos do crescimento e da distribuição de renda, o desempenho da economia catarinense ficou abaixo da média nacional. Assim, o objetivo deste trabalho é estudar e analisar o desempenho da economia catarinense comparando com o Brasil e os dois estados da Região Sul entre os anos de 2000 a 2010. Esta pesquisa justifica-se pela relevância do tema, uma vez que precisamos apontar as falhas e os equívocos que vem ocorrendo na política e na economia catarinense para não perdemos novamente mais uma década com baixo crescimento.

Biografía del autor/a

Liara Darabas Ronçani, UNESC

Acadêmica do Curso de Economia da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Atuou como bolsista de projetos de Extensão no período fev/2011-jul/2012 nas áreas de Agricultura Familiar, Cooperativismo Virtual, Rede de Cooperativas e Economia Solidária. Atualmente atua como  voluntária no projeto de extensão "Prospecção e formação de rede(s) de cooperação das cooperativas virtuais da agricultura familiar das Regiões da Amrec e Amurel: a construção de espaços coletivos e individuais de comercialização de produtos" e ainda como bolsista de Iniciação Científica da UNESC/CNPq, no projeto " A economia catarinense na contramão do crescimento", atuando principalmente na área de Economia Catarinense.

Alcides Goularti Filho, UNESC

Atualmente é professor do departamento de Economia da Unesc. Possui graduação em Economia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1991), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor da Univesidade do Extremo Sul Catarinense. Presidente da Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense no período 2007-2010. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em História Econômica, História de Empresas e Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e planejamento, Santa Catarina, economia regional, história econômica regional (complexo carbonífero e ervateiro), meios de transporte, vias de comunicação, construção naval e marinha mercante. Bolsista Produtividade do CNPq

Publicado

2012-11-12

Número

Sección

RESUMOS