VÍDEO-AULA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM FÍSICA
Palabras clave:
Ensino de física, Vídeo aula, Aprendizagem SignificativaResumen
Muitas discussões envolvem o ensino de física e como os professores podem abordar os temas de forma diversificada, promovendo no aluno o interesse pela área. Há uma diversidade de recursos que podem ser utilizados em sala de aula, mas, algumas vezes, pela baixa carga horária da matéria nas escolas, na grade do ensino médio, e pela dificuldade em encontrar estes métodos com tópicos específicos do conteúdo, os professores aderem ao estilo tradicional, quadro e giz. As vídeo-aulas são recursos tecnológicos que podem servir para dinamizar e como organizadores prévios nas aulas de física. Os vídeos de curta duração possibilitam relacionar o tema com o cotidiano do aluno, além de atrair a atenção por ser um recurso diferenciado mais detalhado. O trabalho teve como objetivo avaliar a importância da utilização de vídeo-aulas em física no ensino técnico integrado do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Araranguá. A presente pesquisa foi desenvolvida durante o primeiro semestre de 2012 com 35 alunos do 1o ano do Ensino médio e foi divida em dois momentos: realização de uma aula utilizando uma vídeo-aula como organizador prévio e a aplicação de um questionário, para ver a eficiência desse recurso didático para o ensino de física. Ficou claro, pelas respostas dos alunos, que eles se sentiram mais interessados e mais motivados para o estudo da física, com a utilização das vídeo-aulas. Assim, verificamos que esse recurso didático contribui para o processo ensino-aprendizagem no ensino de física. A inserção deste tipo de prática pedagógica tende a bons resultados se bem utilizados, aumentando a interação do aluno com o tema e promovendo a capacidade deles de esclarecimento sobre conteúdo, deixando de considerá-lo tão abstrato.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).