IDENTIFICAÇÃO DE FENÔMENOS PATOLÓGICOS NAS VEDAÇÕES VERTICAIS DA ESTRUTURA FÍSICA DO CAMPUS CRICIÚMA-SC
Palabras clave:
Escritório Modelo, Edificações, PatologiaResumen
Uma edificação já construída pode vir a apresentar lesões em sua vedação vertical, as quais manifestam-se em partes específicas, tais como: fissura em revestimentos, mancha em pintura, descolamento de revestimento cerâmico.
No estudo da patologia precisa-se estabelecer a diferença entre o modelo idealizado e o identificado. O intervalo entre os dois configura-se como sendo o cenário patológico. As causas nem sempre são de fácil determinação, entretanto, o conhecimento das mesmas é de vital importância para a definição do tratamento adequado para a recuperação.(Bauer, 2008)
A vivência desse cenário patológico no IFSC Campus Criciúma levou a Direção do Campus a se preocupar com o desempenho do elemento em questão. A partir disto, solicitou-se ao Escritório Modelo do Curso de Edificações do IFSC Campus Criciúma realizar um mapeamento do fenômenos patológicos presentes nas vedações verticais dos Blocos 1, 2 e 3, Auditório e Fábrica.
Assim, o objetivo da pesquisa foi elaborar um relatório técnico identificando, reconhecendo e mapeando as patologias existentes nas vedações verticais da estrutura física das edificações do campus, remetendo-o ao setor de engenharia do IFSC/Florianópolis. Cabe ao Campus Criciúma informar as condições atuais das edificações, já as devidas diretrizes corretivas são de responsabilidade do setor de engenharia do IFSC/ Florianópolis.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).