DESENVOLVIMENTO FOLIAR, RENDIMENTO DE RAÍZES E TEOR DE ÁMIDO EM MANDIOCA CULTIVADA COM CALCÁRIO, ADUBAÇÃO ORGÃNICA E POTÁSSICA
Palabras clave:
Nutrição, Emissão de folhas, ProdutividadeResumen
No cenário nacional Santa Catarina ocupa a quinta posição na produção de mandioca (Manihot esculenta L.Crantz) e vem sofrendo decréscimo na produtividade. As regiões produtoras geralmente são de solos pobres exigindo reposição constante de nutrientes para manter a fertilidade e produtividade. Esta prática não é comum e, quando associada a falta de manejo de pragas, doenças e invasoras ocasiona redução ainda maior no rendimento de raízes. Diante disso o estudo teve como objetivo avaliar a emissão e o desenvolvimento foliar da cultura da mandioca submetida à calagem, adubação orgânica e mineral, e a sua relação com a produtividade e o teor de amido das raízes. O estudo foi realizado no município de Santa Rosa do Sul-SC, na safra 2011/2012. O delineamento experimental adotado foi em parcela subsubdividida com três repetições. As unidades experimentais constaram de parcelas, subparcelas e subsubparcelas totalizando 96 parcelas. O desenvolvimento foliar foi determinado por meio da contagem de folhas, acumuladas visíveis, de uma planta por parcela, realizada semanalmente, até atingir o período de repouso. Os tratos culturais realizados durante o ciclo de cultivo compreenderam controle de invasoras e de pragas. As plantas avaliadas emitiram folhas na haste principal e ramificação primária, ambas com o mesmo padrão de desenvolvimento e não apresentando diferenças significativas entre plantas cultivadas com diferentes tratamentos. A produtividade e o teor de amido não foram influenciados pelas diferentes doses de adubação orgânica e mineral.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).