Reflexões sobre os impactos do ChatGPT nas práticas de Ensino e Pesquisa

Autores/as

Resumen

A série formativa “Diálogos Acadêmicos” é uma ação conjunta entre o Conselho Editorial do IFSC e a Coordenadoria de Publicações que visa promover debates com objetivo de qualificar as publicações técnico-científicas. Este evento é transmitido pelo canal do IFSC no Youtube, com a perspectiva de ampliar o debate para além dos muros da Instituição, assim como publicizar o Portal Periódicos do IFSC. Esta seção é uma segunda etapa, com discussões mais profundas sobre os aspectos abordados durante a palestra “Diálogos Acadêmicos: Os impactos do ChatGPT nas práticas de Ensino e Pesquisa”, que teve a participação de Ana Paula, Mario e Volmir.

Nesta entrevista, Ana Paula, Mario e Volmir falam à Revista RTC sobre os possíveis caminhos para a regulamentação da Inteligência Artificial nas instituições, quais são as possíveis aplicabilidades da ferramenta para o ensino, como podemos capacitar os servidores para o uso crítico das tecnologias relacionadas à Inteligência Artificial, e, por fim, discutem-se os riscos inerentes ao uso da ferramenta no Ensino, Pesquisa e Extensão. Na parte final da entrevista, é apresentado ao leitor um texto elaborado pelo ChatGPT, em que a ferramenta faz uma crítica sobre o texto de resposta de cada entrevistado.

DOI: https://doi.org/10.35700/2316-8382.2023.v1n13.16608

Biografia do Autor

Ana Paula Kuczmynda da Silveira
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Diretora-geral do Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Docente de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

Mario de Noronha Neto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina
Docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus São José.

Volmir Von Dentz
Instituto Federal de Santa Catarina
Doutor em Educação pela UNICAMP
Docente do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus de São José

Jesue Graciliano da Silva
Instituto Federal de Santa Catarina
Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina
Docente do Instituto Federal de Santa Catarina, do Câmpus São José

 

Biografía del autor/a

Ana Paula Kuczmynda da Silveira, Instituto Federal de Santa Catarina

Ana Paula Kuczmynda da Silveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

Diretora-geral do Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Docente de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

Mario de Noronha Neto

Mario de Noronha Neto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus São José.

Volmir Von Dentz, Instituto Federal de Santa Catarina

Volmir Von Dentz

Instituto Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pela UNICAMP

Docente do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus de São José

Jesue Graciliano da Silva

Jesue Graciliano da Silva

Instituto Federal de Santa Catarina

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do Instituto Federal de Santa Catarina, do Câmpus São José 

Publicado

2023-11-28

Número

Sección

DIÁLOGOS ACADÊMICOS