Intenção de compra de produtos com micoproteína e estudo de aplicação de Pleurotus albidus nas características químicas e tecnológicas de hambúrguer bovino
Resumen
Espécies de cogumelos comestíveis do gênero Pleurotus são consideradas alimentos de elevado potencial nutricional e fonte alternativa de proteínas, fibras e carboidratos. Seu emprego em produtos cárneos pode ser uma alternativa para redução do teor de gordura e inserção de fibras neste grupo de alimentos reconhecido pelo seu alto teor lipídico e baixo teor de fibras. Neste contexto, este trabalho objetivou verificar o conhecimento dos consumidores sobre o emprego de cogumelos em alimentos, bem como sua intenção de compra. Além disso, objetivou desenvolver a farinha de micoproteína de Pleurotus albidus em meio de cultivo em estado sólido com grãos de trigo, analisá-la e aplicá-la em hambúrgueres bovinos nas concentrações de 0, 25, 50 e 100 % em substituição a gordura adicionada. Os hambúrgueres bovinos elaborados foram avaliados quanto a sua composição centesimal e características tecnológicas (pH, atividade de água, cor, estabilidade da emulsão, perda por cocção e textura). Os resultados encontrados no formulário de intenção de compra mostraram-se promissores no que diz respeito ao possível consumo destes alimentos, pois os respondentes demostraram interesse no consumo e preocupação com a inserção de fontes alternativas de proteínas na alimentação. A farinha de macrofungo produzida tem 13,10% de proteína (b.s.), 10,65% de lipídios e 56,00% de carboidratos. Ao analisar os hambúrgueres, observou-se que a substituição da gordura promoveu diminuição de lipídios e aumento dos carboidratos. Quanto às análises tecnológicas, observou-se melhoria da textura, estabilidade da emulsão e diminuição na perda por cocção ao adicionar quantidades crescentes de farinha de micoproteína, porém diminuindo a luminosidade.
Palavras-chave: cogumelos comestíveis; macrofungos; proteínas alternativas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).