ORÇAMENTO POR DESEMPENHO NO ENSINO SUPERIOR
UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumen
No ensino superior, os processos de avaliação de desempenho e alocação orçamentária são críticos. O Performance-Based Budgeting (PBB), em português Orçamento por Desempenho, relaciona os resultados mensuráveis das políticas públicas com os recursos aplicados nos programas do governo e, portanto, possibilita a criação de informações úteis ao processo decisório dos gestores públicos. Sua adoção decolou durante 1985-1995 e hoje já se fez presente em 33 países, entretanto, enfrenta diversas dificuldades na sua implementação. Neste cenário, o objetivo desta pesquisa é analisar quali e quantitativamente as publicações científicas especializadas com o tema Orçamento por Desempenho relacionadas às Instituições de Ensino Superior para identificar a viabilidade da aplicação prática da ferramenta nessas instituições. Foi utilizado para tal, o processo estruturado de revisão bibliográfica, sendo selecionados 27 artigos para o portfólio final. Com maior expressividade nos anos recentes (2019, 2020 e 2021), o tema ainda tem potencial de contribuição. A crescente de trabalhos com abordagem quantitativa traz contribuições para os trabalhos qualitativos, trazendo maior potencial de generalização e reduzindo possibilidades de viés. Os estudos demonstram a viabilidade da aplicação do PBB em Instituições de Ensino Superior, ainda que seja conhecida a complexidade da mensuração dos resultados nesta área. A carência de detalhes operacionais da aplicação do Orçamento por Desempenho surge como uma lacuna. Estudos com maior detalhamento poderão propiciar a evolução do conhecimento de forma mais escalonada, evitando retrabalhos e reincidência nas mesmas dificuldades e barreiras. Apesar da alta difusão mundial, com pesquisas e aplicações em países em desenvolvimento, os estudos na América Latina e, em especial, no Brasil, ainda são escassos.
DOI: https://doi.org/10.35700/2316-8382.2023.v1n13.16500
Biografia do Autor
Nauana Silveira
Universidade Federal de Santa Catarina
Antonio Cezar Bornia
Universidade Federal de Santa Catarina
Este artigo é fruto de uma tese vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).