A Motivação como fator impulsionador de um segundo idioma

Autores/as

  • Silvia Cristina M. T. Pereira Universidade Católica de Petrópolis/RJ

Palabras clave:

Motivação, Ensino de inglês à distância, Modelo ARCS de Motivação

Resumen

Este trabalho se baseia no fato de que o inglês tem tornado-se cada vez mais uma exigência do mercado de trabalho. Sendo assim, buscou-se investigar os motivos que levam o aluno adulto a estudar Inglês e como as categorias do Modelo ARCS de Motivação de Keller (1983), principal referencial teórico deste estudo, podem estar relacionadas às práticas educativas dos cursos de Inglês, mediante a sua integração em sala de aula. Foi aplicado um questionário a alunos do curso de idiomas IPS Petrópolis-RJ, que haviam concluído seus cursos, com a finalidade de analisar os motivos que os levaram à conclusão dos mesmos. Para investigar a integração das categorias do Modelo ARCS de Motivação de Keller(1983) às praticas pedagógicas, foi realizado um grupo focal com oito professores de cursos de Inglês da cidade de Petrópolis. Os dados dos questionários dos alunos e dos depoimentos dos professores no grupo focal foram analisados buscando responder as questões de estudo tendo como base principalmente o modelo ARCS de Motivação de Keller (1983). Constatamos ao fi nal da pesquisa que: os motivos de necessidade profi ssional levam os alunos a estudar Inglês; não há uma padronização de métodos utilizados nesses cursos; as quatro categorias do Modelo ARCS de Motivação de Keller (1983) estão presentes em sala de aula e por meio de sua utilização, parece ser possível prolongar-se a motivação dos alunos até ao fi nal de um curso.

Número

Sección

ARTIGOS