Realidade Virtual: Estereoscopia na Educação
Palabras clave:
Realidade virtual, Educação, Estereoscopia, Vídeo 3DResumen
Realidade virtual (RV) na educação é um tema fortemente presente nas instituições de pesquisas de vários países. Este artigo discute a aplicação de técnicas de RV, incluindo o uso da computação gráfi ca e a produção de vídeos tridimensionais a partir de equipamentos específi cos, porém de baixo custo para instituições de ensino. A estereoscopia atua como ponto chave para a visualização dessas aplicações. Para o desenvolvimento do projeto, são utilizados uma lente 3D, câmera doméstica, projetores de baixo custo, fi ltros de luz polarizados e óculos 3D passivo. O objetivo da produção do vídeo 3D foi o de avaliar desde os processos envolvidos na elaboração de roteiro, gravação e exibição, até os custos necessários para que uma instituição de ensino adote recursos de realidade virtual para o aprimoramento da aprendizagem.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).