Cultura científi ca e tecnológica, espetáculo e habitus na formação de professores a distância(?)
Palabras clave:
cultura científi ca e tecnológica, sociedade do espetáculo, habitus, educação presencial e a distância, ensino e formação de educadoresResumen
Partirmos da problematização de questões subjacentes às nossas experiências docentes em cursos de formação de educadores, nas modalidades de educação presencial e a distância, para refl etirmos sobre a necessidade de incorporação da cultura científi ca e tecnológica nesses diferentes espaços educacionais. A verifi cação da preponderância dessa cultura em nossas sociedades atuais, caracterizadas pela noção de sociedade do espetáculo, traz infl exões para a análise das práticas educativas e dos processos de formação de professores, nas modalidades de educação presencial e a distância. A partir do balanço prévio da situação da formação de professores na modalidade de educação a distância, no Brasil, argumentamos que a mesma mantém íntima relação e tende a reproduzir concepções e práticas presentes na educação presencial, implicando limites e possibilidades que representam desafi os para a refl exão dessa formação. Um desses desafi os é promover o diálogo, a refl exão e a incorporação crítica da cultura científi ca e tecnológica no habitus e no modo de vida dos professores, desde os processos de formação inicial à continuada.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).