O Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem do curso LetrasLIBRAS

Autores/as

  • Alice Theresinha Cybis Pereira UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roseli Zen Cerny UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ronice Müller de Quadros UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Educação a distância, Ambiente virtual de ensino-aprendizagem, Língua de sinais, Surdos

Resumen

A estrutura pedagógica e tecnológica que suporta o Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem do curso a distância de Licenciatura em Letras LIBRAS da Universidade Federal de Santa Catarina é apresentada neste artigo. Aspectos relacionados ao público surdo foram considerados prioritários na defi nição da estrutura e customização do ambiente virtual do curso. Núcleos virtuais de estudos colaborativos, juntamente com um instrumento colaborativo de autoria de hipermîdia on-line, serviram para a elaboração e desenvolvimento das disciplinas e dos materiais didáticos digitais. Adaptações e desenvolvimentos de ferramentas apropriadas para atender aspectos específi cos da cultura surda foram implementadas no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem. O esforço  multidisciplinar da equipe mostrou-se essencial para o sucesso de todo o processo.

Número

Sección

ARTIGOS